Já imaginou viver a aposentadoria em um país europeu? Os acordos entre Portugal e Brasil tornam esse sonho possível.

Viver em um país sem violência, com muito sol, praias paradisíacas, conforto, acessibilidade e descanso para corpo e mente, traz muitos brasileiros para a terra lusa. Eleita como o melhor refúgio para aposentados, continuará na lista “pós Covid-19” como um dos melhores países com alta qualidade de vida, mundialmente.

O Acordo Bilateral para Seguridade Social garante que brasileiros que tenham contribuído com o INSS possam usufruir da aposentadoria em Portugal, abrangendo ainda o atendimento público de saúde e a previdência social. Porém, alguns critérios devem ser analisados antes de fazer as malas para mudança.

Antes de migrar a aposentadoria para Portugal, é importante lembrar que a quantia a ser recebida dependerá da idade e tempo de contribuição no Brasil. Em 2019, a idade mínima foi de 66 anos e 5 meses, aumentando um mês anualmente devido a expectativa de vida. Porém, há um direito de concessão de aposentadoria caso complete 40 anos somando os períodos de contribuição no INSS no Brasil.

Obtendo o Seguro Social Português, brasileiros podem se beneficiar do sistema de saúde com direitos iguais a de um cidadão nacional.

Existe também, o visto D7, destinado a aposentados e estrangeiros que vivam de rendimentos de bens móveis, imóveis, propriedade intelectual ou de aplicações financeiras. É necessário fornecer um comprovante de rendimentos que possibilitem a residência em Portugal, garantidos por um período não inferior a 12 meses. Dentre os requisitos também consta ter uma aposentadoria acima do valor mínimo legal pelo governo de Portugal, que atualmente está em €635 mensais.

O tempo para obtenção varia de acordo com a cidade que o requerente deseja morar, variando entre 15 e 120 dias. A validade inicial do visto é de 1 ano, podendo ser renovada desde que mantidos os pré-requisitos.

Portugal é repleto de cidades charmosas, hospitalidade, segurança, infraestrutura e uma culinária típica que encanta todos que visitam. Desvendar os mistérios portugueses é uma deliciosa aventura durante a aposentadoria, com incansáveis opções para todos os gostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.